“A Mulher que teme ao Senhor será Louvada”

domingo, 10 de julho de 2011

Vivendo e aprendendo.

“Tornar-se Criança”

E disse Jesus aos discípulos: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” (Mateus 18:3)

Hoje esse versículo fala muito mais ao meu coração e de uma maneira toda especial. É muito prazeroso entender e ver na pratica o que Deus quer que façamos e como Ele quer que sejamos após nossa conversão. Agora tenho uma filhinha e louvo muito a Deus por ter o prazer e o privilégio de participar diariamente de seu crescimento e desenvolvimento. E observo tantas coisas boas nela e sempre fico admirando minha filha, não que ela seja uma criança diferente das outras, ou melhor, que as outras, nada disso. Ela é exatamente igual as demais crianças. Mas o que pra mim é diferente é que eu posso contemplar e me comprazo em ver sua meninice e criancice e posso agora compreender o que significa “tornar-se Criança” e bem assim tantos outros versículos de Provérbios com relação a filhos. Eu a admiro porque agora tenho a chance de vivenciar vários versículos da palavra de Deus e este em especial em Mateus onde Jesus fala quem é o maior no reino dos céus e exorta os discípulos a se tornarem como uma criança. E desde que minha filha nasceu há três anos, vivo a observar ela, tentando descobrir como é se tornar criança. Será que devo fazer muita bagunça? Além de ver nela a grandeza de Deus em criar e cuidar dela desde o meu ventre, até hoje quando ela é tão linda, tão “perfeita”, tão inteligente e tão graciosa, admiro demais O Senhor Nosso Deus Criador que a formou, que a criou e que dia a dia me ensina a cuidar dela. Só mesmo Deus para fazer pessoas tão lindas, diferentes umas das outras, tão únicas e especiais. Sempre falo para minha filhinha que ela é meu presente do Senhor! Porque Ele a fez e a me deu. E eu tenho aprendido muito com ela. E sou muito grata ao Senhor pelo presente e pelo privilégio.

Mas voltando ao versículo é muito mais fácil entendê-lo agora, pois quando eu disciplino minha filha, aprendo como Deus deseja e espera que eu reaja às circunstâncias, como por exemplo, vejo que ela mesmo após ter sido punida com vara (Provérbios 22:15) ela corre para meus braços para chorar a fim de que eu a console, esquecendo completamente que eu fui à causadora de sua momentânea e necessária “dor”, esquecendo completamente da minha “má ação” para com ela, e ela não fica com raiva de mim, não fica chateada ou aborrecida comigo, não fica de bico, não guarda mágoas, não fica ressentida, não tem rancor e às vezes mesmo com muitas lágrimas nos olhos, ela pede perdão, diz que me ama e consegue esboçar lindos sorrisos e daí num piscar de olhos vejo lágrimas desaparecerem daquele rostinho todo molhado e só ficam sorrisos, ela levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, e o que quer que tenha acontecido passa e não volta nunca mais a perturbá-la, e ela não quer mais sair de perto de mim me convida para brincar com ela, para assistir um desenho com ela...  E cada vez que a disciplino ela parece me amar ainda mais, e muitas vezes ela chora porque sabe que o que ela fez de errado (Provérbios 20:11) magoará o papai e a mamãe, e daí ela se dirige a nós chorando pedindo nosso perdão. Isso é divino. Eu tenho muito que aprender com ela, tenho muito que ser lapidada.

E agora você me diga qual é o ser humano (adulto) que é capaz de ter essas atitudes em meio às repreensões, correções, exortações, punições e até mesmo, um tapa na cara?

E indo além Jesus usou a criança como ilustração de fé, confiança, lealdade, humildade e Pureza. E o interessante é que Deus não pede a uma criança para se tornar uma adulta como condição para segui-lo e o servi-lo. Mas pede ao adulto que após a conversão se torne como uma criança para segui-lo e servi-lo. E como tenho uma linda criança em casa, fica fácil entender essas qualidades da criança e pedir a Deus que me ensine a ser como uma criança. Pois observo também que minha filha tem tamanha fé e uma confiança assombrosa em nós pais, a ponto dela se jogar de qualquer lugar, qualquer altura, na certeza de que vamos segurá-la firme, de que vamos protegê-la e que aquele perigo que vemos é apenas uma aventura gostosa com os pais.  Ela é leal de modo que aconteça o que acontecer ela sempre esta por perto e nos procura sempre quando quer alguma coisa, e esta sempre por perto quando precisamos para nos auxiliar também. Ela é humilde em obedecer e quando a disciplinamos. É pura em suas ações não sentindo todas as coisas ruins que descrevi acima, parecendo estar olhando somente para si mesma.

No texto de Mateus 18:1-4 os discípulos se preocuparam em saber de Jesus “quem seria o maior no reino dos céus”,  a fim de saber na verdade qual deles ali seria o maior no reino dos céus, mas Jesus conhecendo os corações, respondeu a eles que para serem o maior no reino dos céus seria necessário se converter aceitando ao Senhor Jesus como único e suficiente Salvador e se tornar como uma criança no sentido de ter tamanha fé, confiança inabalável, ser leal ao Senhor em obedecer suas ordens(na Bíblia), ser humilde a despeito das circunstâncias, ou de quem você se acha ser, sem olhar para os lados, ou para quem quer que seja aceitando  que bem assim como os pais são autoridades na vida da criança, O Senhor deve ser AUTORIDADE na vida dos Salvos. E é pura em seus pensamentos, vendo tudo com bons olhos sempre, sem maldades ou distorções. E bem assim nós salvos devemos obedecer ao Senhor em tudo, colocando o Senhor ACIMA de qualquer que sejam os meus princípios e do bom nome da minha família. E a despeito de quem fere minha filha, ou uma criança seja em palavras ou ações nas muitas brincadeiras,  ela perdoa, esquece e a amizade continua sempre a mesma, como se não houvesse acontecido nada. Quando um adulto profere palavras duras para feri-la, ela ignora completamente, não guardando aquilo e seguem suas vidas sem se importar e ainda continua amando a pessoa. E logo ela quer estar com as crianças novamente, não importa o quanto ela se machuque, o quanto a machuquem, ela sempre quer estar perto delas de novo. Enquanto nós adultos, por muito menos, deixamos de falar, de se importar e de se relacionar com as pessoas e com os irmãos, porque não aceitamos e não vemos com bons olhos as correções dos outros e jamais estamos dispostos a levar desaforos pra casa e dar a outra face. E há muitos anos temos esquecido de viver em santidade de vida, para sermos pessoas puras, que honre e glorifique ao Senhor, que pratica os frutos do Espírito e toma para si a Palavra de Deus, tendo o cuidado de guardar no coração a palavra do Senhor para não pecar contra Ele.

Pense sobre isso. Aprenda a viver como uma criança. Que só precisa acordar bem todos os dias, para a alegria dos pais e ter todas as suas necessidades supridas e realizadas em Deus.

Minha oração é que O Senhor me capacite e eu aprenda a ME TORNAR COMO UMA CRIANÇA com a lição que estou tendo no convívio com a minha filha. Para sermos bênçãos uma na vida da outra. E que O Senhor Jesus seja glorificado em nossas vidas, lar e família para que a gente diminua e Ele, somente Ele, O Senhor Jesus, APAREÇA. Porque o nosso maior sonho e desejo de nossas vidas é vivermos para A Glória do SENHOR, para A Honra do SENHOR para que DEUS SEJA LOUVADO de todos por nosso testemunho.


Autora: Rô Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, gostou do conteúdo? Então opini. Sua manifestação é muito bem vinda!
Rô Santana